Dividindo alguns planos e ideias com vocês
Após um ano bastante caótico, nós do Minas Programam tiramos as primeiras semanas de 2021 para planejar os nossos próximos passos e julgamos que alguns deles precisam ser divididos com vocês.
A primeira novidade incrível que temos para contar é que o Minas Programam acaba de se tornar uma associação privada sem fins lucrativos, ou seja, agora somos oficialmente o Instituto Minas Programam! Isso não afeta nossas atividades finais, mas é um sinal de amadurecimento institucional, nos dando maior segurança jurídica e financeira para continuarmos realizando os cursos, oficinas e campanhas que vocês conhecem.
Após o hiato de 2020, nosso curso de introdução à programação voltará a ser realizado, porém com uma nova dinâmica. Planejamos esse ano realizar dois cursos de três meses, para que os conhecimentos sejam abordados de maneira mais profunda. Devido a pandemia, essa atividade, assim como as demais, ainda precisará ser realizada à distância.
Outra coisa que também terá nova dinâmica é nosso grupo de estudos sobre gênero, raça e tecnologia. Em 2021 ele acontecerá de forma contínua, com reuniões a cada três semanas e com ciclos temáticos diferentes, trabalhando os textos e materiais de apoio de forma detalhada.
Assim que o planejamento desses dois cursos e do grupo de estudos estiverem completamente prontos, divulgaremos por aqui e em nossas redes sociais, fiquem atentas para não perderem as inscrições!
Vamos realizar também, em breve, mais uma edição do Wordpretas, atividade que tem como objetivo auxiliar mulheres negras e/ou periféricas a aumentar a visibilidade de seus negócios e projetos através da criação de um site.
Além dessas atividades, continuaremos participando de eventos e palestras em parceria com outras ONGs, empresas e projetos. É o caso do HackTudo Festival, edição Baixada Fluminense, durante a última semana de fevereiro e em que seremos mais uma vez responsável pelo HackDelas, onde organizamos uma roda de conversa virtual sobre raça, gênero e tecnologia, um curso de três dias sobre “por onde começar a programar” e um meetup para quem está na fase de transição de carreira.
Já aqui no nosso blog tentaremos trazer mais resenhas de obras importantes para os estudos de internet, tecnologia e sociedade. A primeira delas, sobre o livro Data Feminism, foi publicada neste mês.
Para que vocês possam acompanhar isso tudo, criamos uma newsletter que levará nossas novidades e oportunidades de cursos e oficinas para o seu e-mail uma vez por mês, se inscreva aqui para não perder nada!