Desde que começamos o Minas Programam, parte do nosso tempo é dedicado a conversar com pessoas e grupos que se interessam por criar iniciativas parecidas com a nossa ou que têm objetivos similares. Nessas conversas, contamos como nos organizamos, compartilhamos nossas metodologias e dicas sobre como gerir um projeto como o nosso. Com essa troca de experiências, já apoiamos grupos de várias cidades de São Paulo, e dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Nos últimos tempos, estivemos muito felizes de ver o crescimento do interesse por espaços onde meninas e mulheres negras podem aprender sobre tecnologia. Por esse motivo, em 2022, queremos oferecer um apoio direcionado a pessoas e grupos que querem começar uma iniciativa de ensino de programação e/ou outras áreas da tecnologia para meninas e mulheres negras e/ou outros grupos marginalizados.

Como surgiu a ideia?

Em 2021, nossos cursos de introdução à programação aconteceram totalmente online e tivemos uma ampla participação de meninas e mulheres de vários estados do Brasil. Muitas de nossas alunas comentavam sempre sobre como adorariam conhecer projetos similares ao Minas Programam em seus estados. Pensando sobre isso, nossa equipe, que está em São Paulo, decidiu que além de continuar usando nossa plataforma para divulgar as brilhantes iniciativas que já existem em muitos outros estados, vamos tentar ter um papel ativo em apoiar o desenvolvimento de novos projetos de ensino de programação. 

Como funciona?

Se você tem interesse em começar ou expandir seu projeto de ensino de programação, queremos te apoiar nesse processo!

  • Primeiro, dê uma olhada no nosso site e redes sociais para entender melhor o que fazemos. Depois, você pode marcar uma conversa breve com a gente por aqui;
  • Antes da conversa, pedimos que você organize algumas informações sobre suas ideias. Por exemplo: qual é seu contexto, onde você está, que tipo de iniciativa você quer criar, quais são suas principais dúvidas no processo;
  • Durante a conversa, nós do Minas Programam te escutaremos e compartilharemos com você informações sobre a nossa metodologia e sobre como organizamos nossos cursos e atividades. 
  • Ao longo do processo, se tivermos indicações de contatos ou de instituições que podem apoiar sua iniciativa, te avisaremos! 

 

Atenção: este processo não é uma consultoria extensa, nem uma mentoria detalhada; é uma forma de dividir conhecimento para pessoas e/ou coletivos que queiram criar projetos similares e que não sabem por onde começar.