O Minas Programam foi fundado em 2015 por Ariane Cor, Fernanda Balbino e Bárbara Paes. O projeto surgiu da vontade de desconstruir estereótipos de gênero e de raça que influenciam nossa relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação. Oferecemos oportunidades de aprendizado sobre programação para meninas e mulheres que querem aprender a programar, mas não sabem por onde começar.

Vivemos em uma sociedade marcada pelo racismo e pelo machismo – e isso muitas vezes determina quem são as pessoas que têm a possibilidade de aprender, se engajar e trabalhar com tecnologia. Esse contexto acaba sendo excludente: para mulheres, para pessoas negras e indígenas, e para pessoas LGBTI, por exemplo. Essa exclusão afeta não só as nossas percepções sobre quem se envolve ou não com tecnologia, mas influencia também os usos que fazemos da tecnologia e os tipos de soluções que elaboramos.

Para criarmos tecnologias inovadoras e que refletem nossas realidades, é preciso que estejamos equipadas com conhecimento! Por isso, um dos nossos objetivos fundamentais é democratizar o acesso à tecnologia, procurando garantir que mais meninas e mulheres tenham espaço para aprender e criar.

Realizamos cursos de introdução à programação, oficinas, treinamentos e debates. As nossas atividades são gratuitas e todas as professoras e instrutoras são mulheres. O que dá sentido ao Minas Programam é a nossa determinação em compartilhar conhecimento com aquelas de nós que comumente enfrentam mais obstáculos para aprender a programar. Por esse motivo, ao longo dos anos, temos priorizado a partilha de saberes sobre tecnologia com e entre mulheres negras.

 

Ariane Cor – Diretora

Há bastante tempo atua na área de tecnologia como gerente de projeto, designer multimídia e ilustradora. É formada em Ciências Sociais na FFLCH – USP e mestranda na Universidad Nacional de Córdoba.

Bárbara Paes – Diretora e Coordenadora de Projetos

Formada em Relações Internacionais pela USP, Bárbara trabalha com temas de tecnologia e sociedade. Cursou pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais e é mestre em Gênero e Desenvolvimento. 

Ester Borges – Coordenadora de Comunicação

Formada em Relações Internacionais pela USP,  Ester trabalha com Comunicação política e Direitos Digitais. Atualmente é mestranda no Departamento de Ciência Política (FFLCH USP).

Fernanda Balbino – Diretora e Coordenadora Institucional

Formada em Relações Internacionais pela USP, Fernanda trabalha com política e direitos humanos.

Jéssica Osko – Coordenadora Pedagógica 

Estudante de Sistemas de Informação e Desenvolvedora Web. Atua como professora do curso Minas Programam desde junho de 2017 e como coordenadora do curso desde 2019.