No dia 10 de julho de 2023 concluímos mais uma turma do curso de Introdução à programação do Minas Programam. Foi mais uma edição totalmente online, possibilitando a participação de alunas de toda a Região Metropolitana de São Paulo. Tivemos 100% de alunas negras (pretas, pardas) e indígenas, de idade entre 14 e 39 anos.

🌟Como foi o curso?

Com três meses de duração e uma carga horária de 82 horas, o curso foi ministrado com uma abordagem dinâmica, mesclando conteúdo teórico e prático, de forma a conferir maior segurança às alunas na prática da programação.

A matriz curricular, atualizada em cada nova edição do curso, contemplou conteúdos técnicos (idealização de projetos; UX, Prototipação, UI (interface), Frontend, Frontend – HTML, Front End – CSS, Versionamento de Códigos, Software Livre, Infraestrutura, Projetos, um bloco bastante robusto de Lógica de Programação I, II e III, etc.) e ainda proporcionou reflexões importantes sobre gênero, raça e tecnologia e sobre a construção de rede de relacionamentos profissionais.

A partir de uma abordagem feminista interseccional, o Minas se orgulha de construir e oferecer um espaço de aprendizagem, acolhimento e muito respeito para as alunas, mulheres cis e trans, pessoas não-binárias, negras e periféricas:

“Eu aprendi MUITA coisa no curso, mas o mais significativo pra mim foi o ambiente acolhedor e seguro que vocês me proporcionaram. Fico feliz por saber que o resto da minha trajetória de aprendizado no mundo da tecnologia vai ser impactado pela autoestima que desenvolvi no minas”.

Letícia Lopes de Oliveira

 

“O Curso Introdução à Programação do Minas Programam foi um divisor de águas na minha vida pois nunca tive tanto acolhimento, parceria e apoio num curso. (…)  Foi importantíssimo pois estou em transição de carreira para uma área que é majoritariamente branca e masculina e me ver nas professoras e monitoras que estão nos ensinando e dividir com as colegas nossas experiências, apoio e conquistas é ímpar e mesmo a distância me sinto acolhida, me vejo e sou vista e ofereço suporte assim como sou apoiada.”

Paloma Daniela Fernandes Salomão

Mais de 20 alunas concluíram o curso. Dentre elas, 86,4 % afirmam que se sentem muito seguras para continuar a aprender programação e 86,4%  pretendem investir em uma carreira nas  áreas de ciência e tecnologia. 100% das alunas concluintes recomendam o curso do Minas Programam para outras mulheres pretas e/ou periféricas.

Por meio da competência e comprometimento das professoras e monitoras, foi possível demonstrar para as alunas diversas possibilidades de atuação e a importância da construção de uma rede de relacionamento com atitudes de autocuidado e solidariedade..

“As professoras foram incríveis! Eu só agradeço por cada palavra de incentivo, por cada conselho, por sempre estarem segurando as nossas mãos, por nos ouvir e principalmente por nos entender, entender nossas dores, nossas inseguranças e enfim…(…)”

Daiane Caroline Costa Neres

 

“Fazer parte do Minas Programam foi uma experiência transformadora. Sou muito grata por cada momento vivido, por cada professora que compartilhou seu conhecimento, orientou e apoiou! (…) Agora mais do que nunca, acredito que nós mulheres, juntas, formamos uma verdadeira rede de apoio e inspiração. Cada aula, cada projeto, cada momento de aprendizado foi especial e significativo. Levarei comigo não apenas os conhecimentos técnicos, mas também a superação e sensação de que mais um passo foi dado da melhor forma possível. O Minas foi, de fato, muito mais do que um curso! Serei pra sempre grata por ter tido a oportunidade de vivê-lo!”

Priscila Pereira Hora

 ✨ Agradecimentos

Agradecemos a todas as pessoas e instituições que apoiam nosso trabalho, ajudando a viabilizar mais uma edição do curso, como Fundo Elas e o Fundo Malala, também agradecemos a Thoughtworks que nos apoiou com a doação de computadores para nossas alunas!

Participe da próxima turma!

Em agosto, teremos mais uma edição do curso, sempre atualizada! As inscrições estão abertas até dia 24/07/2023: clique aqui para saber mais! Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.