No dia 30 de novembro concluímos mais uma edição do curso de Introdução à programação do Minas Programam! Neste texto, compartilhamos um pouco sobre como foi a experiência desta turma 🙂 

🌟Como foi o curso?

Tivemos a participação de 100%  alunas negras (pretas e pardas) e/ou indígenas,  de toda a Região Metropolitana de São Paulo, com idade entre 16 e 40 anos. O curso teve duração de  três meses e meio, carga horária de 88 horas, e foi ministrado de forma 100% online, utilizando de metodologia interativa, abordagem dinâmica, proporcionando muita experiência prática às alunas.

Como acontece em cada nova edição do curso, a matriz curricular foi atualizada, a carga horária ampliada, contemplou conteúdos técnicos (idealização de projetos; UX, Prototipação, UI, Frontend (HTML e CSS), Versionamento de Códigos, Software Livre, Infraestrutura, Projetos, Lógica de Programação e mais!), contemplou também temas relevantes como a relação entre tecnologia e gênero, tecnologia e raça.  As alunas puderam contar com a orientação das professoras para a criação do projeto de conclusão de curso e a construção de um portfólio pessoal como landing page.

Além de propiciarmos um espaço de aprendizagem respeitoso e rico, temos orgulho de fazer o possível para oferecer às alunas e alunes uma experiência de acolhimento e segurança: 

“O Minas Programam foi como uma mão estendida para mim. Decidi fazer uma transição de carreira e estava completamente perdida, sem saber por onde começar. Quando as aulas começaram, me senti “acolhida” por aquele grupo de mulheres. A didática do ensino, a paciência e a força que recebemos das professoras, assim como a ajuda das monitoras quando tínhamos dúvidas, foram de extrema importância para que pudéssemos fixar os aprendizados da semana. Sou extremamente grata pela oportunidade que o Minas me proporcionou de dar o primeiro passo em direção ao meu crescimento e ao meu futuro. Obrigada!”

Thais Gonçalves da Silva

“O curso superou todas as minhas expectativas e foi além de ser apenas mais um curso. Durante um pouco mais de 3 meses podemos trocar muitos conhecimentos e experiências, fizemos amizades, estendemos as mãos e recebemos muitas mãos estendidas. Tive o prazer de conhecer mulheres poderosas e inteligentíssimas que me agregaram muito. Todas sempre dispostas em ajudar e com um olhar singular para entender que cada uma tem suas dificuldades e suas facilidades, tornando a turma cada vez mais unida e empática. Foi um privilégio ter podido participar do curso e um prazer conhecer cada uma de vocês. Obrigada!”

Paula Regina de Lima Silva

Sempre com uma abordagem feminista e antirracista, o curso possibilitou que 20 alunas e alunes concluíssem o programação, sendo que 18 entregaram todas as atividades, finalizaram o projeto final e receberam certificado.

75% das pessoas que concluem o curso sentem segurança em continuar aprendendo tecnologia e pretendem seguir carreira na área. 81,3 %  das nossas alunas sentem que após o curso estão por dentro das discussões sobre tecnologia e gênero, tecnologia e raça. 100% das alunas recomendam o curso para outras mulheres, inclusive filhas, irmãs, sobrinhas, primas e amigas.

“O curso Minas Programam veio para me ensinar códigos de programação e códigos de conduta para a vida. É perceptível o carinho, o amor e a linda intenção em capacitar, empoderar e emancipar as pessoas que o programa acolhe. Essa incrível estrutura que o programa fornece às alunas, com máquinas e auxílio internet para que o curso seja devidamente concluído, é um diferencial incrível para minimizar a desigualdade social do país. O corpo docente é fantástico, capacitado e didático. Sem esquecer das monitoras, sempre à disposição, tirando dúvidas, refazendo os passos e mostrando formas para resolver. Supervisão impressionante, Solange [coordenadora do curso] sempre acolhendo e dando suporte para tudo. (…) O curso foi um grande abraço na minha vida e espero que várias outras mulheres recebam esse abraço também. (…) Minas Programam, obrigada por esse novo universo.”

Carolina Rodrigues de Siqueira Santos

Parabenizamos as alunas pela conclusão do curso, desejamos que o conhecimento adquirido possa ser utilizado na vida pessoal, profissional, possa trazer novas oportunidades e realizações.

Agradecemos às professoras e monitoras pela dedicação e brilhantismo que fizeram com que esta edição fosse um grande sucesso como as demais, que proporcionaram às alunas uma experiência muito positiva no Minas Programam e na tecnologia.

“É explícito que as dificuldades e os desafios das mulheres no mundo da tecnologia são diversos, diante desse cenário o Minas como um todo visa a ampliação e desenvolvimento de mulheres programadoras pois ser mulher é lutar todos os dias por igualdade e respeito. Curso incrível e de excelência, com um ambiente que faz todes se sentirem segures e respeitades, sem ter medo de errar! Com professoras e monitoras pacientes e atenciosas, dispostas sempre a ajudar!”

Ana Caroline Pereira Santos

 ✨ Agradecimentos

Agradecemos o Fundo Malala pelo apoio financeiro, a Thoughtworks pela doação de computadores para nossas alunas. Em 2024 teremos nova edição do curso e acreditamos que será um sucesso!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.