No dia 29 de julho, o Instituto Minas Programam deu boas vindas a um novo grupo de alunas.
Com uma roda de conversa na sede da Ação Educativa em São Paulo, inauguramos mais uma turma do nosso curso de introdução à programação, que conta com mais de 50 participantes, que são em sua maioria meninas e mulheres negras de diversos estados brasileiros.
Depois de passar por uma reformulação, nosso curso voltou em formato híbrido, com muitas atividades práticas, e mais tempo de duração total. Ao longo do curso – que vai durar até novembro – as alunas vão aproveitar uma combinação de aulas online, encontros presenciais e monitorias especializadas.
Primeiras impressões
Muitas alunas têm indicado que a experiência nessas primeiras semanas de curso já tem sido positiva. A participante do curso Jész Ipólito escreve: “Cada dia é um aprendizado incrível, e já consigo ver como essas ferramentas podem transformar nossa forma de trabalhar e pensar em soluções! Mal posso esperar para aplicar todo esse conhecimento em nosso projeto final e ver os resultados ganharem vida.”
A aluna Shirley Paredes expressa sua felicidade em começar os estudos de programação: “Estou muito feliz por ter dado o primeiro passo e [por ter] começado o curso de Introdução à Programação com o apoio do Minas Programam. É para mim um curso de grande desafio pessoal”.
Uma equipe de professoras comprometidas com o envolvimento de mulheres negras na tecnologia
Com o apoio da coordenadora pedagógica Jéssica Osko, da coordenadora de curso Solange Silva e da diretora de projetos Ariane Sousa Campos, a equipe de professoras do curso tem feito um trabalho incrível de transmitir conhecimento técnico com as alunas.
Laila Drumond, ex-aluna do Minas Programam e professora de metodologias ágeis nesta edição do curso, afirma: “Em todos esses anos compartilhando conhecimentos sobre as metodologias ágeis aplicadas em projetos, eu me sinto grata pela oportunidade! Esse projeto é tão especial na minha vida, pois um dia eu fui uma Mina [aluna do curso] e aprendi a programar com elas.”
Amynata Nepomuceno, ex-aluna do curso e professora/monitora desta turma, explica as vantagens da reformulação do conteúdo: “Mais uma vez, tive a honra de ser convidada para ser professora e monitora no curso que mudou o rumo da minha carreira! O curso foi reformulado e está mais incrível e abrangente que nunca.”
Ao longo das próximas semanas, seguiremos compartilhando novidades do curso por aqui. Acompanhe nossas redes sociais e nossa newsletter para receber atualizações.