No dia 08 de maio tivemos a primeira aula do nosso curso de introdução à programação e estamos cheias de novidades para contar dessas primeiras semanas de aula.
Recebendo nossas alunas
Neste ano, tivemos uma seleção acirrada, com quase mil inscritas de vários estados brasileiros e de países como Moçambique, Peru e Canadá. Depois de um longo processo seletivo, selecionamos uma lista de alunas incríveis!
A turma atual do Minas Programam é composta por 46 pessoas de 12 estados diferentes. A maioria das alunas é negra (88,8%), muitas delas (84%) têm entre 14 e 23 anos, e 20% são mães. Nossas alunas estão no ensino médio, no ensino técnico, na graduação e na pós-graduação. Elas estudam áreas que vão de biblioteconomia à biologia, de farmácia à ciências de dados. A turma deste ano (assim como as turmas dos anos anteriores) é composta por meninas, mulheres e pessoas não-binárias que se interessam por uma diversidade de temas, têm trajetórias distintas e têm muito potencial para se tornarem programadoras incríveis.
Se você acompanha o Minas Programam, você deve saber que nos últimos tempos organizamos uma campanha de arrecadação para garantir que mesmo as nossas alunas que não tinham computador ainda pudessem acompanhar o nosso curso de introdução à programação. Como resultado da campanha, conseguimos garantir a entrega de computadores para 8 alunas do curso! Foi uma arrecadação maravilhosa, e agradecemos MUITO a todas as pessoas e instituições que contribuíram. Todas as nossas alunas estão equipadas para o curso!
Aprendizados da primeira aula do curso
Durante a nossa aula inaugural, contamos com a presença de um time de convidadas que compartilharam conosco um pouco da trajetória profissional de cada uma dentro da tecnologia. Ouvimos a desenvolvedora e especialista em design de jogos digitais, Camila Rodrigues; a analista de desenvolvimento front-end e professora do Minas Programam, Amanda Priscila Silva; a cientista de dados e pesquisadora em mobilidade urbana, Haydée Svab; e a Localization QA Lead na Epic Games, Heloá Cabrini.
Ao longo da aula, as convidadas compartilharam dicas para nossas alunas, que estão prestes a começar suas trajetórias na tecnologia. Achamos que as dicas são bem valiosas, então vamos compartilhar com vocês:
- Crie conexões: as nossas convidadas falaram muito da importância criar conexões e participar de comunidades com outras mulheres na área da tecnologia. Com uma rede de apoio, chegamos mais longe!
- Aprimore seu conhecimento: faça cursos extras na sua área de interesse; procure formas de aprender inglês, se puder; encontre caminhos para aprender e aperfeiçoar suas habilidades. Tudo isso vai te ajudar a identificar seus pontos fortes e áreas de interesse, além de te dar mais confiança.
- Valorize as diversas formas de conhecimento: as convidadas também falaram muito do valor dos diferentes tipos de saberes e de perspectivas para construir projetos de tecnologia bem-sucedidos e relevantes.
Conforme o curso for rolando, vamos seguir compartilhando com vocês nossas reflexões e aprendizados. Enquanto isso, aqui tem algumas dicas para quem quer aprender a programar. E não deixe de assinar nossa newsletter para saber das próximas novidades.