73be21_4e9e1d8ea5464f80bd508d5e6f6c880f1Lina nasceu na Itália, onde estudou arquitetura na Universidade de Roma. Ganhou certa notoriedade quando foi trabalhar em Milão, mas durante a II Guerra Mundial passa por um período de poucos serviços. Lina se integra ao Partido Comunista italiano e participa da resistência à invasão alemã. Em 1946, se casa com o jornalista Pietro Maria Bardi e parte para o Brasil.

lina-bo-bardi-casa-de-vidro11O país oferecia para Lina uma série de novas possibilidades para concretizar as ideias da arquitetura moderna. Lina se envolve bastante com a cultura brasileira e ela e seu marido se tornam figuras constantes na vida intelectual do país.

No fim da década de 50 vai para Bahia fazer uma série de palestras e acaba se instalando em Salvador por um tempo, onde dirigiu o Museu de Arte Moderna. No fim da década de 70, já de volta a São Paulo, Lina projeta o Sesc Pompeia, que se tornou uma rote referência. A Casa de Vidro, no Morumbi, é outra obra bem emblemática de Lina. Lina produziu muito até sua morte, em 1992.

2